Tópicos populares
#
Bonk Eco continues to show strength amid $USELESS rally
#
Pump.fun to raise $1B token sale, traders speculating on airdrop
#
Boop.Fun leading the way with a new launchpad on Solana.
Sabias que a maioria, quase todos os projetos, especialmente os L1s/L2 - não são feitos por equipas reais neste ciclo? São equipas falsas instaladas por incubadoras 🥶
Zero paixão, zero vontade de fazer as coisas funcionarem. Apenas o primeiro mês pump&dump para os detentores e fundação escolhidos maliciosamente desbloqueados - e, em seguida, tapete lento pagando a membros contratados aleatórios.
Veja como isso funciona:
1. Uma incubadora de capital de risco (ou uma incubadora fundadora como Neel Salami com ligações de capital de risco, muitos desses casos) vê uma narrativa. Eles fazem um pitch deck e instalam alguns membros iniciais da equipe para torná-lo real;
3. Um VC bobo concorda em liderar e/ou fazer parte do grift e/ou os grifters iniciais apenas semi-mentem sobre compromissos suaves para obter um lead. Isso depende do fomo do mercado e da reputação dos grifters. Este é o passo mais difícil.
4. À medida que a rodada é confirmada, eles contratam um devshop para fazer ui/docs/app e alguns membros mais reais da equipe. Normalmente, a equipe de trabalho tem 0 pista sobre os planos de luto. Veja Movimento.
5. Aumente mais, aumente as métricas sociais... em seguida, ou as partes iniciais começam a OTC antes da TGE e/ou obtêm uma parte da fundação vendendo na TGE (uma vez que os investidores devem ser bloqueados tecnicamente). Os grifters iniciais compartilham partes das vendas da fundação.
6. Depois disso, o token permanece como uma opção gratuita para o bull market: o projeto vive, algumas atualizações continuam, talvez até algo aconteça com novos devs reais contratados descobrindo algumas coisas inovadoras - mas geralmente improváveis, pois não há "alma".
Isso também foi feito no último ciclo, mas o número desses projetos foi muito menor. Neste ciclo, nada é investível porque a maioria das coisas é feita desta forma. E isso continua acontecendo.
Na verdade, no último ciclo foi muito menos grave. Havia mais "conselheiros" por perto (alguns eram úteis, outros não), mas os fundadores eram reais e realmente tinham controle sobre esses partidos. Os conselheiros tinham desbloqueios alterados, não estavam líquidos no dia 1, etc. Neste ciclo, os fundadores públicos e a equipe muitas vezes são totalmente sem noção em tais configurações e não têm controle sobre nada.
As causas profundas e questões de formação de capital em cripto foram discutidas por muitas pessoas mais inteligentes no twitter já (@Tiza4ThePeople, @0xShual, @fede_intern, @VannaCharmer, @Fiskantes, @cobie - leia lá). Mas um fato inegável é: falta de novos talentos entrando no espaço. O que vemos por aí são os mesmos círculos de cabala estabelecidos tentando ordenhar mais com "novas" ideias recicladas.
PS: não comentando sobre morph per se, mas o artigo se encaixa no contexto geral.

13/05/2025
SCOOP: O L2 da Bitget, Morph, foi atormentado pela tensão do fundador, gastos luxuosos e falta de direção, o que levou a demissões e a um "CEO sombra", disseram fontes à Blockworks
184,51K
Top
Classificação
Favoritos